29/11/21 às 15h14 - Atualizado em 7/12/21 às 14h37

Brasília Ambiental participa de operações para prevenir infrações ambientais

Durante os fins de semana do mês de novembro, o Instituto Brasília Ambiental, por meio da Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam), participou de operação conjunta na Feira de Ceilândia, visando atuar na prevenção de ocorrências que pudessem prejudicar o meio ambiente e a ordem pública no local que funciona de forma irregular.

A operação teve foco no comércio de ambulantes, ocupação irregular de espaços públicos, venda irregular de produtos, entre outros. Durante a ação não foi constatado a ocorrência de infração ambiental. “A operação foi um sucesso porque não teve ocorrência, o pessoal não se instalou na feira, ou seja, com a presença do Estado conseguimos coibir os ilícitos”, informou o diretor de Fiscalização de Fauna do Instituto, Victor Santos.

Participaram da operação, além do Brasília Ambiental, a Secretaria de Segurança Pública (SSP); Polícia Militar (PMDF); Polícia Civil (PCDF); Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF); Detran; DF-Legal; Novacap; Secretaria de Estado (SECID) e Administração Regional de Ceilândia.

Operação Enem – Também neste mês, a Sufam participou da Operação Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Realizada em parceria com diversos órgãos, como SSP, PMDF, PCDF e CBMDF, entre outros, a ação aconteceu no período das provas (21 e 28 de novembro) e teve como objetivo prevenir e coibir eventos que pudessem comprometer a aplicação das provas.

Na ocasião, três equipes de auditores fiscais de Controle Ambiental – localizados na sede do Instituto, na 511 Norte, no Parque Ecológico do Cortado e no Parque Ecológico dos Jequitibás -, ficaram de prontidão para atuar e reprimir casos de poluição sonora, garantindo a tranquilidade e o respeito ao limite sonoro necessário para a realização das provas. Um servidor do Instituto também ficou monitorando no CIOPS (Centro Integrado de Operações), a fim de dar apoio durante a operação. Durante essa ação, a Sufam não detectou ocorrência de infração ambiental.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543