Texto: Juliana Pinho| Edição: Bety Ramos
A Comissão de Consolidação de Limites de Unidades de Conservação (CCLUC) do Instituto Brasília Ambiental se reuniu, nesta segunda-feira (28), para realizar o primeiro encontro técnico para tratar sobre consolidação territorial. O encontro contou com a presença do presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer e de representantes dos setores que lidam, em seu cotidiano, com questões relacionadas ao tema.
“Essa é uma excelente oportunidade de implementar melhorias no processo de proteção ambiental. A partir desse encontro técnico, será possível identificar aspectos prioritários que devem ser levados em conta na gestão das Unidades de Conservação do DF”, disse a vice-governadora Celina Leão.
Nemer enfatizou a importância da integração dos setores que compõem o Instituto. “O trabalho individual dos setores, muitas vezes, evidencia limitações. Estando mais unidos, com gestão participativa em todos os processos e realizando ações conjuntas, o órgão cresce, cada vez mais e a sociedade só tem a ganhar na execução das políticas ambientais no Distrito Federal”, comentou o presidente do Brasília Ambiental.
Conforme explica a superintendente de Unidades de Conservação da autarquia, Marcela Versiani, a intenção do encontro é propiciar um espaço aberto de discussões chamando os setores que tem envolvimento na temática de regularização fundiária para poder apresentar o que cada qual enxerga, no seu dia a dia, e quais são os principais desafios e entraves para a busca da solução, em conjunto.
Durante as exposições foram apresentados os desafios da fiscalização ambiental; da Comissão Técnica de Instrução e Análise (CTIA) – que realiza as análises dos autos lavrados-, da Comissão Permanente de Gestão de Informação das Unidades Distritais de Conservação, da Unidade de Tecnologia e Gestão de Informações Ambientais e de setores subordinados à gestão das Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água.
Organização – A ação acontece em dois dias, hoje e amanhã. O primeiro dia foi reservado para que cada setor convidado indicasse os serviços executados relacionados às Unidades de Conservação. Já, na terça-feira serão esquematizados os eixos e a formalização, por algum instrumento ou recomendação, a ser encaminhado aos setores das possíveis soluções apontadas.
A expectativa da CCLUC é que a partir dessa reunião piloto seja possível a tomada de decisões, na aprovação dos estudos técnicos e, também, auxiliar, como um norteamento em futuras deliberações.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543