Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/25 às 13h52 - Atualizado em 12/06/25 às 13h21

Parque Ecológico Burle Max ganha 450 luminárias

COMPARTILHAR

Texto: Bety Rita Ramos / Fotos e Revisão: Mariana Perreira

 

O parque ecológico Burle Max, localizado no Noroeste, e administrado pelo Instituto Brasília Ambiental, recebeu na noite desta quarta-feira, 28/5, a instalação de 450 luminárias. A infraestrutura toda do complexo de iluminação envolve ainda 236 postes metálicos, 28 postes de concreto, refletores e a construção das redes de distribuição elétrica. à noite, o que já era solicitado pelos frequentadores. O investimento foi na ordem de R$ 1,83 milhão. Com a instalação das luminárias o Burle Max poderá ser frequentado também à noite, o que já era uma solicitação dos frequentadores.

 

O antigo anel viário, que circunda o parque, também recebeu obras de infraestrutura. Ao todo, foram instalados 98 postes metálicos e 32 de concreto. O sistema conta com 256 luminárias em LED. As obras de complementação da iluminação no anel viário somaram R$ 604,6 mil.

 

A vice-governadora, Celina Leão, destacou que toda a infraestrutura levada ao Noroeste, somada à iluminação pública entregue à população, significa qualidade de vida. “Quando levamos iluminação para um espaço público como o Parque Burle Marx, damos oportunidade para as famílias se sentirem mais seguras para frequentar o local. Tenho certeza que vai ter muita gente andando, correndo e pedalando aqui à noite. Iluminação pública significa qualidade de vida para a população”, disse.

 

O secretário executivo do Brasília Ambiental, Valterson da Silva, que na oportunidade representou o presidente da autarquia, Rôney Nemer, enfatizou que a entrega soma para o cumprimento da função social da Unidade de Conservação. “Hoje vemos um parque para ser usado com consciência, responsabilidade e sustentabilidade, que, com a iluminação, passa a cumprir sua função de uso social”, pontuou.

 

Proteção dos recursos naturais – o Parque Ecológico Burle Marx é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, integrante do Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC), instituído com o objetivo de assegurar a proteção dos recursos naturais, a manutenção dos serviços ecossistêmicos e a oferta de espaços para a educação ambiental e o lazer sustentável no Distrito Federal. Sua gestão pauta-se nas diretrizes da Lei Complementar nº 827/2010 e nas demais legislações específicas.

 

O Setor Noroeste é um empreendimento urbano planejado em área adjacente a relevantes unidades de conservação. Seu processo de licenciamento ambiental incluiu condicionantes específicas destinadas à mitigação dos impactos sobre essas áreas sensíveis, destacando-se a implantação do Burle Marx, devidamente aprovada pelo Brasília Ambiental.

 

A instalação do sistema de iluminação no Parque Ecológico Burle Marx, enquanto condicionante do licenciamento ambiental do Setor Noroeste, foi autorizada em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC). A intervenção foi planejada para garantir a proteção dos recursos naturais e a manutenção das funções ecológicas da Unidade de Conservação, harmonizando-se com as necessidades de ordenamento territorial e segurança da população do entorno.

 

Com informações da Agência Brasília

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543