Texto: Bety Rita Ramos / Revisão: Mariana Parreira
O Instituto Brasília Ambiental lança na próxima terça-feira, 3/6, Dia Nacional da Educação Ambiental, o cartaz Serpentes do Cerrado, um instrumento de educação ambiental. O lançamento marcará a abertura da Semana do Meio Ambiente, que será composta de várias atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5/6. Ocorrerá às 9h, na sala de múltiplas funções do 4º andar da sede da autarquia.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, parabenizou o Instituto Brasília Ambiental pela iniciativa e ressaltou a relevância do Dia Mundial do Meio Ambiente. “Essa data é essencial para despertar a consciência da população sobre a importância de preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis em nosso dia a dia. Cada ser vivo exerce um papel fundamental na manutenção do equilíbrio do planeta. Por isso, iniciativas de educação ambiental, como a que marca a abertura da nossa Semana do Meio Ambiente, são tão importantes para promover esse entendimento e fortalecer a cultura da sustentabilidade”, destacou.
O presidente do Brasília Ambiental, Roney Nemer, que fará a abertura da Semana e o lançamento do cartaz, endossa as palavras da vice-governadora. “Esta data serve como um lembrete das ameaças que o planeta enfrenta, como a poluição, o desmatamento e o desperdício de recursos, e destaca a responsabilidade de cada indivíduo em tomar medidas para proteger o meio ambiente. O novo instrumento de educação ambiental, que é o cartaz das Serpentes do Cerrado, terá o papel de conscientizar as pessoas sobre a biodiversidade e destacar a importância das serpentes no ecossistema do cerrado e sua contribuição para a manutenção do equilíbrio ambiental”, ressalta.
Programação – Depois do lançamento do cartaz, que marcará a abertura oficial da Semana, haverá a exibição de um vídeo sobre o pesquisador Arthur Sena, que desenvolveu o trabalho que resultou no cartaz das Serpentes do Cerrado. Na sequência, o especialista da Universidade de Brasília (UnB), Humberto Nappo, fará uma explanação sobre as características das serpentes do Cerrado.
A educadora ambiental do Instituto, Mariano dos Anjos, que está à frente da organização do lançamento do cartaz, ressalta a importância deste evento ocorrer justamente na abertura da Semana de Meio Ambiente e no Dia Nacional da Educação Ambiental. “É uma excelente oportunidade para promovermos a campanha de conscientização, que é objetivo da Coleção de Cartazes Eu Amo Cerrado, formada por cartazes da fauna e flora do bioma, como os das árvores, dos mamíferos, dos frutos, dos peixes, dos anfíbios e das flores, entre outros produtos. Nosso objetivo é sempre despertar nas pessoas o amor pelo Cerrado”, enfatiza.
Dos Anjos explica que o Cartaz das Serpentes é muito especial porque retrata um ser vivo que sempre foi muito renegado, e teve uma imagem negativa no entendimento da maioria das pessoas. “Queremos mudar isso. As cobras e serpentes têm uma importância muito grande na biodiversidade. E é esse olhar que queremos trazer. Trazer o olhar da beleza porque a coleção de cartazes Eu Amo Cerrado tem essa pegada artística também,” explica.
Chamando a atenção – O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo. Tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543