O Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, recebeu, na manhã desta sexta-feira, 30, o lançamento da terceira edição do projeto Toca Literária do Cerrado. A iniciativa promove ações gratuitas de incentivo à leitura e à conscientização ambiental por meio da arte e da mediação literária.
A vice-governadora, Celina Leão, “ensinar nossas crianças a cuidar do nosso Cerrado é investir na certeza de um futuro seguro e sustentável, precisamos fazer despertar a consciência ambiental para que as futuras gerações possam desfrutar de um DF com água sendo produzida continuamente pelo nosso Cerrado”.
O Presidente da autarquia, Rôney Nemer, “o projeto está lindo, se encanta um velho de 62 anos como eu, imagina nossas crianças com sua curiosidade e criatividade. A organização do projeto ficou linda, esperamos firmar essa parceria e levar para mais das nossas unidades de conservação”, pontuou o gestor.
Para Juliana Onoyama, herdeira da Família Onoyama, o cuidado e o zelo do instituto com a autarquia é uma melhora para a preservação e a comunidade “ hoje ao entrar no parque eu me senti muito emocionada e feliz, ver as melhorias e o projeto, o cuidado e a disponibilização de cultura e educação para a população, e isso é muito importante.”
A programação principal ocorrerá entre os dias 17 de maio e 8 de junho, com atividades voltadas a públicos de todas as idades. Estão previstas oficinas de mediação literária, rodas de leitura de histórias, vivências com passeios guiados pelo Cerrado e oficinas artísticas, como confecção de instrumentos com sucata, gravura da flora, desenho de animais típicos da região, yoga e movimento.
O Toca Literária é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), e conta com apoio do Instituto Brasília Ambiental. Esta é a segunda vez que o projeto é desenvolvido em um parque ecológico. Em 2024, mais de 1,5 mil pessoas participaram das atividades no Parque Ecológico do Riacho Fundo.
Segundo os organizadores, o objetivo é utilizar as artes e a literatura como instrumentos de aproximação entre a população e o bioma do Cerrado, despertando o interesse pela conservação ambiental e pela leitura desde a infância.
As inscrições para as atividades já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente. A programação completa está disponível nos canais oficiais do projeto.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543