Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/25 às 13h59 - Atualizado em 7/10/25 às 14h10

Brigadistas do Brasília Ambiental agem para evitar incêndio de grandes proporções no Gama

COMPARTILHAR

Equipe de brigadistas florestais do Instituto Brasília Ambiental realizava ronda na tarde de segunda-feira (6), quando flagrou uma tentativa de queima criminosa no Parque Distrital do Gama, Unidade de Conservação de Proteção Integral, administrada pela autarquia, que é de uso mais restrito e abriga espécies raras da fauna do Cerrado, como lontras, lobos-guará e veados-campeiros além de corredeiras e cachoeiras do Ribeirão Alagados.

 

Os combatentes presentes no local, coordenados pelo chefe de esquadrão Jean Silva, prontamente agiram para evitar que o foco de incêndio se alastrasse. O diretor de Manejo Integrado do Fogo (Dpcif) do Instituto Brasília Ambiental, Érisom Cassimiro explica o diferencial do trabalho que vem sendo realizado para evitar que se formem incêndios de grandes proporções no Cerrado.

 

“Neste ano, as rondas pelas Unidades de Conservação estão mais intensificadas, de forma que, na maioria das vezes, quando os profissionais chegam às ocorrências, o fogo ainda está em sua fase inicial, o que facilita o combate, e consequentemente os danos à fauna e a flora. Quando se chega tarde ao local da ocorrência e o fogo já propagou muito, sofremos prejuízos ambientais e financeiros”, afirma Cassimiro.

 

A vice-governadora do Distrito Federal destacou a importância do serviço que vem sendo implantado pela brigada florestal. “A intensificação das rondas preventivas neste período crítico de estiagem é fundamental para a defesa do Cerrado e afirma o compromisso do Governo do Distrito Federal com preservação ambiental e a sustentabilidade”, afirmou.

 

A estratégia tem contribuído para o sucesso das ações empreendidas. “Na maioria dos casos, em 80% deles, as equipes chegaram no início da ocorrência debelando o fogo rapidamente”, disse o presidente do Instituto, Rôney Nemer.

 

A equipe de combatentes contou com o apoio da Polícia Militar do DF que enviou imediatamente uma viatura pra averiguar a situação dos três indivíduos flagrados ateando fogo na Unidade de Conservação. O incêndio ocasionado queimou uma área aproximada dois hectares, o equivalente a dois campos de futebol.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543