Texto: Bety Rita Ramos / Revisão: Mariana Parreira
Você sabe o que é uma Unidade de Conservação? A Conferência Distrital de Unidades de Conservação, que existe, justamente, para esclarecer a população sobre a função, objetivo, composição, categorias e todas as informações possíveis sobre essas Unidades foi o ponto de pauta único da 2ª Reunião Extraordinária de 2025 da Câmara de Compensação Ambiental e Florestal (CCAF). A Câmara aprovou a liberação do valor de R$ 175.735,18 para a realização da 2ª edição da Conferência nos dias 31 de julho e 1º de agosto deste ano.
O recurso é oriundo de compensação ambiental devido pela empresa Mangabeira Empreendimentos Imobiliária Ltda, referente à atividade de parcelamento de solo urbano do Residencial Fazenda Santa Maria. A proposta foi apresentada pela superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e água (Sucon), Marcela Versiani.
Versiani explicou que a Conferência Distrital foi criada com o intuito de fazer uma maior divulgação das Unidades de Conservação para a comunidade como um todo. “O ano passado apresentamos todo o planejamento da Sucon, quais as áreas que temos como Unidades de Conservação, os planos que estão sendo executados em cada uma delas, entre outras informações. Fizemos rodas de conversa. Foi um momento muito bom e agradável. O evento foi muito bem recebido, contou com representações das Universidades, dos Conselhos, da sociedade civil como um todo. Com certeza fortaleceu o nosso Sistema Distrital”, considerou.
A superintendente justificou ainda que este evento se conecta muito com o que objetiva o Sistema Distrital, que quer que a sociedade esteja nas Unidades de Conservação. “Hoje temos maturidade para entender que se a sociedade não estiver junto com a gente, não conseguimos implantar, efetivamente, uma Unidade de Conservação. A Conferência caba sendo uma plenária e um momento de aproximação a sociedade”, explicou.
A primeira versão da Conferência contou com mais 300 participantes entre presenciais e virtuais. Este ano a temática da conferência será os 15 anos do Sistema Distrital de UCs. Estará em pauta a lei nº 827 de 2010, que institui o SDUC, e estabelece normas para a criação, implantação, alteração e gestão das UCs do DF. A expectativa é de manutenção ou superação do público de 2024.
A vice-governadora, Celina Leão, destacou a importância do evento e de ele ser estruturado com recursos de compensação ambiental/florestal. “A aprovação do recurso para a realização da 2ª Conferência Distrital das Unidades de Conservação é uma demonstração clara do compromisso do Governo do Distrito Federal com a preservação ambiental e com a participação social. Esse investimento não é apenas financeiro, é um investimento em educação ambiental, em diálogo com a sociedade e na valorização das nossas Unidades de Conservação. Acreditamos que proteger o meio ambiente é uma construção coletiva, e a Conferência é o espaço ideal para isso.”
O secretário executivo do Brasília Ambiental, Valter da Silva, que presidiu a reunião, representando o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, enfatizou que a Conferência visa construir um espaço permanente de diálogo sobre as Unidades de Conservação, e que o evento já integra o calendário anual de eventos oficiais da autarquia.
Além da superintendente da Sucon e do Secretário Executivo do Instituto, a reunião da CCAF contou com a participação dos superintendentes: de Licenciamento Ambiental, Nathália Almeida; de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento Ambiental, Simone de Moura Rosa; de Administração Geral, Ricardo Roriz; e dos representantes da Universidade de Brasília (UnB), Valdir Steninke, e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Israel Dourado Guerra.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543