Texto: Juan Sales, com supervisão de Patrícia Kavamoto / Revisão: Bety Rita Ramos
Na tarde desta sexta-feira (23), a Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Instituto Brasília Ambiental, realizou um treinamento voltado para a equipe da limpeza do edifício sede do órgão. O encontro, que ocorreu na Sala de Reuniões do 4º andar, teve como objetivo dar início ao processo de melhoria da coleta seletiva na autarquia.
A analista de Atividades do Meio Ambiente e educadora ambiental, Maria Fernanda Teixeira, que é membro da A3P, destacou a importância da capacitação e quais serão os próximos passos do treinamento: “É o início de um processo de melhoria da separação dos resíduos aqui em nosso edifício sede. Também estamos conversando com eles para depois melhorar a identificação das lixeiras, que é um próximo passo”.
De acordo com Maria Fernanda, além da separação de resíduos, o intuito da ação é também aumentar a quantidade de materiais encaminhados para a reciclagem, e reduzir a enviada para o Aterro Sanitário de Brasília.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, pontuou a relevância da ação: “A sustentabilidade começa com atitudes simples em nosso ambiente de trabalho. Iniciativas como essa reforçam o compromisso do GDF com a gestão responsável dos resíduos e a preservação ambiental.”
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou o impacto positivo da iniciativa para a gestão ambiental interna: “Essa capacitação é fundamental para que possamos aprimorar, na prática, a nossa política de sustentabilidade dentro do Instituto. A coleta seletiva bem realizada começa com informação e engajamento, e é isso que estamos promovendo com a equipe de limpeza”.
A3P – A Agenda é um programa do Ministério do Meio Ambiente, que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, ó órgão público protege a natureza e, como resultado, reduz seus gastos. A Agenda se destina às três instâncias de órgãos públicos: federal, estadual e municipal. E aos três poderes: executivo, legislativo e judiciário.
Mesmo sendo voluntária, a adesão à A3P é cada vez maior no País. O que deixa claro que os órgãos públicos estão cada vez mais tomando consciência de que as diretrizes da Agenda são uma exigência dos tempos modernos, e que a sociedade hoje exige práticas que tenham como princípio a sustentabilidade do planeta.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543