Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/25 às 17h34 - Atualizado em 2/07/25 às 14h27

Ibama migra saldo de produtos florestais para novo Sistema

COMPARTILHAR

Texto: Bety Rita Ramos

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) iniciará no dia 30 de junho a migração do saldo de produtos florestais do Sistema DOF Legado para o Sistema DOF+ Rastreabilidade. Todos os detalhes dessa migração podem ser obtidos clicando Aqui e acessando a cartilha informativa sobre o assunto.

A Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilam VI) do Brasília Ambiental esclarece que o DOF+ Rastreabilidade é a ferramenta de emissão, gestão e monitoramento do Documento de Origem Florestal (DOF), que é a licença obrigatória para transporte e armazenamento de produtos florestais de espécies nativas do Brasil.

A Dilam IV ressalta que para a migração de saldo ocorrer corretamente os usuários devem ficar atentos para os seguintes aspectos: é necessário já possuir pátio homologado no sistema DOF+; os dados cadastrais do pátio deverão ser iguais no DOF Legado e no DOF+; a grafia deve ser exatamente a mesma (acentuação, pontuação, espaços e etc); como também município/UF, latitude e longitude. Os usuários que ainda não possuem pátio cadastrado no DOF+ deverão entrar com o requerimento de homologação junto ao Brasília Ambiental. Em caso de dúvidas, os usuários deverão procurar a Diretoria através do e-mail dilam6@ibram.df.gov.br.

Esta nova ferramenta foi desenvolvida visando aprimorar o DOF Legado que era o Sistema utilizado desde 2006, e melhorar o controle da cadeia produtiva florestal em nível nacional com mecanismos de rastreabilidade, que possibilitam identificar a origem dos produtos florestais madeireiros brutos e processados.

A inovação do Sistema DOF+ Rastreabilidade é o código de rastreio que é definido pelo número da autorização (Autex) originado no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e sistemas estaduais integrados. Tal código de rastreamento irá acompanhar o produto desde a origem até sua destinação final.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543