Texto: Juliana Pinho / Revisão: Mariana Parreira
O Instituto Brasília Ambiental realizou na manhã desta quarta-feira (11), a primeira edição do evento Conecta Ibram, com o objetivo de demonstrar as soluções desenvolvidas pela autarquia ambiental, por meio das ações desenvolvidas pela Unidade de Tecnologia e Gestão de Informações (Ugin), em benefício do meio ambiente no Distrito Federal.
O encontro, promovido pelo Brasília Ambiental, em parceria com a Imagem Geosistemas, empresa distribuidora oficial, no Brasil, da plataforma ArcGIS, da norte-americana Esri, foi realizado no auditório da Escola de Governo (Egov) e contou com a presença do secretário-executivo da autarquia, Valterson da Silva; do chefe da Unidade de Tecnologia e Gestão de Informações (Ugin), Alex Costa e de representantes de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal e da empresa colaboradora.
“O Conecta Ibram confirma o quanto a gestão ambiental em nosso território tem avançado, graças à implementação de novas tecnologias, resultando em mais qualidade no monitoramento realizado pelo órgão executor das políticas públicas de meio ambiente no DF”, comentou a vice-governadora, Celina Leão.
Durante a abertura do evento, o secretário-executivo do Ibram, Valterson da Silva destacou o legado do trabalho realizado no passado para o alcance dos resultados alcançados nos dias atuais. “Esse evento é uma forma de homenagear o passado, ao relembrar o início do processo, quando surgiu a ideia do uso de uma ferramenta de informação geográfica, para a evolução da gestão ambiental. E os resultados, hoje, bem sucedidos, e em um nível de maturidade que já se fala até no uso de inteligência artificial. Em Tecnologia da Informação é assim: trabalho feito no presente, pensando no melhor para os anos à frente”, disse o gestor.
O chefe da Unidade de Tecnologia e Gestão de Informações (Ugin), Alex Costa reforçou, ainda, a importância do Conecta Ibram como uma oportunidade de aproximar o Instituto dos outros órgãos de governo e a sociedade sendo um espaço mostrar, na prática, como a tecnologia pode ser aliada da sustentabilidade, da transparência e da eficiência pública, na construção de uma Brasília cada vez mais verde e inteligente.
Durante a reunião, foram realizadas palestras com especialistas para falarem sobre a aplicabilidade da tecnologia de sistema de informação geográfica (GIS). No âmbito do Brasília Ambiental, os servidores Guilhermino Rocha e Pedro Rosa expuseram as evoluções alcançadas após o surgimento do Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental (Onda) e do painel de monitoramento de alertas de queimadas, por meio do Programa de Monitoramento de Área Queimada dos Parques e Unidades de Conservação do DF (Promaq), respectivamente.
Ambos os serviços demonstram como a busca pela inovação, por meio da infraestrutura de dados espaciais fez o órgão alcançar mais eficiência, agilidade e transparência, nos quais, qualquer pessoa pode consultar indicadores, em tempo real, informações sobre monitoramento, licenciamento e fiscalização ambientais. E, ao mesmo tempo, dá mais agilidade à resposta do Estado, em suas atuações.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543